Açaí é Saúde!

O Açaí é uma palmeira típica da Região Amazônica. Além de ter um sabor delicioso e refrescante, é rico em lipídios e vitamina E, que ajuda a combater os radicais livres. A alta concentração de fibras melhora as funções intestinais, percebidas em duas semanas de consumo. A presença de vitamina B1 e o teor elevado de pigmentos anticianianos que são potentes antioxidantes, favorece a circulação sanguínea. Seu alto teor de ferro, é indicado no tratamento de anemias e fortalecimento muscular.

Por causa de seus valores nutricionais, o açaí vem despertando interesse por cientistas e pesquisadores de todo o mundo. Uma pesquisa realizada levantou a tabela nutricional do açaí, permitindo concluir que este é o ingrediente perfeito para um café da manhã reforçado e para praticantes de atividades esportivas, crianças, executivos e pessoas da melhor idade.

Tabela Nutricional para 100g de açaí
Valor Calórico Total 349 kcal
Proteínas 13,0 g
Firas 34,0 g
Sódio 56,4 mg
Potássio 932,0 mg
Cálcio 286,0 mg
Magnésio 174,0 mg
Ferro 26,0 mg
Fósforo 227,0 mg
Vitamina C 17,0 mg
Vitamina E 45,0 mg
Lipídios 17,0 g
Glicídios 36,0 g

Fonte: Universidade Federal do Pará


O Açaí é hoje a fruta cujo consumo mais cresceu nos últimos anos, motivado pelo seu alto teor energético, vitamínico entre outros. Nos cosméticos, o açaí surpreende por suas propriedades revigorantes e regeneradoras agindo como um poderoso agente antienvelhecimento. Pesquisas mostram que o fruto é fonte de agentes antioxidantes, ou seja substâncias que combatem os radicais livres. Quando na pele, o açaí combate o envelhecimento e as rugas, melhorando sua firmeza, textura e inclusive as manchas escuras indesejáveis, apresentando também uma poderosa ação nas olheiras. O açaí é fonte de saúde e beleza para o corpo e para a pele.

As qualidades protéicas do Açaí começaram a ser disseminadas por praticamente todos os esportes, bem como para crianças, idosos e para os que têm problemas digestivos. Uma tigela da fruta contém o total de fibras diárias necessárias para o homem.

Antioxidante Natural

Sabemos que um copo de vinho por dia atua como um retardador do envelhecimento. Esta propriedade da uva se deve a uma substância com função antioxidante conhecida pelo nome de antocianina. O açaí possui aproximadamente quatro vezes mais desta substância do que a uva. Além disso possui quantidade expressiva de vitamina E, que potencializando a ação da antocianina, melhoram a circulação sanguínea protegendo o organismo contra o acumulo de placas de lipídios causadores da arteriosclerose.

Perguntas Freqüentes

Com dúvidas? Veja as respostas para as perguntas mais freqüentes.

Clique aqui